A Copasa, de Minas Gerais, está investindo R$ 5,7 milhões na implantação da UTR - Unidade de Tratamento de Resíduos na ETA - Estação de Tratamento de Água Rio Itapecerica, em Divinópolis, MG. Com tecnologia pioneira no Estado, a nova unidade contará com equipamentos utilizados para remover o lodo sedimentado nos decantadores, otimizando o processo de tratamento.

De acordo com o gerente de Expansão Centro-Oeste da Copasa, Fabrício Rezende, os recursos também estão sendo destinados para melhorias na infraestrutura elétrica, modernização das demais unidades do sistema e implantação de automação com supervisório atualizado, parametrizações e testes.

As UTRs são equipamentos que têm por objetivo processar o lodo gerado durante a operação que torna a água potável. Contam com um compartimento chamado de tanque de sedimentação, que recebe as descargas das estruturas que trabalham para eliminar as partículas sólidas e orgânicas da água que passa pela ETA, os chamados filtros e decantadores.

As unidades de tratamento de resíduos trazem diversos benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana e a economia. Ao tratarem resíduos provenientes da água captada para tratamento, as UTRs reduzem a quantidade de lixo destinada a aterros sanitários, prolongando sua vida útil e evitando a contaminação do solo e da água.

“O objetivo é criar condições adequadas para a disposição final do lodo e descarte do sobrenadante clarificado gerados no processo de tratamento da ETA Rio Itapecerica, atendendo aos critérios e normas ambientais vigentes e contribuindo com a promoção e preservação do meio ambiente”, concluiu Fabrício Resende.

A Copasa também está direcionando R$ 22,67 milhões para a construção de unidades de tratamento de resíduos em Arcos, Frutal, Iturama e Paracatu. As obras, iniciadas no primeiro trimestre deste ano, devem ser concluídas até a segunda metade de 2026, beneficiando quase 230 mil pessoas no Centro-Oeste do Estado.



Mais Notícias HYDRO



Pesquisa da Unesp destaca resiliência das águas subterrâneas da Bacia do Paranapanema

Estudo pioneiro mostra estabilidade dos aquíferos mesmo em períodos de estresse hídrico.

29/07/2025



Fórum debate rumos do saneamento em meio a incertezas regulatórias

Evento em São Paulo discutirá impactos da reforma tributária e caminhos para universalização até 2033.

29/07/2025